Pesquisar este blog

domingo, 1 de maio de 2011

Sweet Time...

Enfim...depois de muito desgaste emocional por conta desse trabalho, e outros da faculdade consegui em meio a uma madrugada sem sono...de um fim de semana qualquer, parar para postar o resultado do meu "doce"....que eu particularmente gostei muito...
Meu trabalho na exposição...
            Primeiro quero postar uma foto da estrela do post, ele o "doce" que resolvi chamar de "SWEET TIME"

Diante dessa expressão de criatividade, sim porque eu tenho que valorizar minhas noites em claro...e meu esforço mais que absoluto para chegar a esse resultado...vou explicar o desenvolvimento do meu trabalho...

No momento em que nos foi pedido que criássemos um doce a partir de uma receita básica e que o mesmo fizesse um link com o Coral Sol (vou explicar o que é esse Coral Sol!!) chegamos a pensar que isso tudo seria uma loucura...mais diante do resultado percebemos que o trabalho de arte é o exagero de uma idéia!

Pensei..pensei...e pensei mais um milhão de vezes...pois queria algo inovador, diferente...afinal considero que as grandes idéias são aquelas que nos espantamos de não ter tido antes...e isso tomou boa parte do meu tempo...mais se tornou um hábito, afinal adquiri um novo e delicioso hábito, o de observar!!!

Antes preciso contar pra vcs do que se trata o CORAL SOL...
O coral-sol é um invasor marinho que está ameaçando a biodiversidade da zona costeira brasileira. O coral-sol (Tubastraea spp.) foi introduzido no Brasil no final da década de 80, através de plataformas de petróleo/gás e invadiu costões rochosos ao longo de 900 km do litoral. O Projeto Coral-Sol propõem controlar o coral-sol, visando erradicá-lo em 20 anos, agregando valor a sua extração e contribuindo para o desenvolvimento sustentável de comunidades litorâneas.


Junto a isso tudo, aliei uma nova ferramenta que é a de criação e elaboração do Mapa mental...este deve ser feito baseando-se nas referências que cada foco principal nos remete...assim como já mostrei no outro post mais no caso eu era o centro do mapa mental..pois bem no meu mapa Coral Sol....só conseguia pensar em duas idéias principais: "tempo e destruição" e foi em cima disso que desmembrei todo o meu trabalho...

Se o Coral Sol está cada vez mais se alastrando e destruindo a biodiversidade da costa brasileira devemos interromper este processo que esta evoluindo com o tempo...e a maneira que encontrei de representar o tempo que passa foi através de uma ampulheta.


A primeira criação...que emoção!!

E assim cheguei a forma, porque o doce em si eu já sabia desde o início o que faria...algo que eu adoro, tem uma consistência deliciosa e serviria perfeitamente dentro daquilo que eu tinha imaginado...meu doce era uma velha receita de mousse de maracujá...que além de amarelinho, tinha um toque suave mais ao mesmo tempo rebuscado do gengibre, o que de certa forma também nos remete a história do Coral Sol, afinal trata-se de uma beleza estonteante e doce, mais prejudicial e amarga.

Voltando ao meu projeto tinha uma série de itens que fui agregando e correlacionando ao longo do desenvolvimento, uma delas se refere a questão da sustentabilidade, uma vez que na prática utilizei partes superiores de garrafas descartáveis de água mineral, e palitos de churrasco, e placas de isopor.

Outro item importante, seria o da solidariedade e co-responsabilidade entre a ONG Coral Sol e o trabalho das comunidades litôraneas...e isso representei através das estruturas simétricas colocas de formas bipolares, que unidas representam este trabalho em conjunto.

A destruição causada pelo Coral Sol, também estava representada neste trabalho através do modo que se utilizaria para comer o doce, ou seja para degustá-lo, não haveria outra forma que não fosse a destruição da estrutura...



Os ingredientes utilizados foram: Leite condensado! Sempre!!!, Creme de leite, Suco de maracujá concentrado!!, Gelatina em pó sem sabor, Raspas de Gengibre,  Damasco para decorar, e uma bagunça enorme na minha cozinha...tendo em vista que havia tentado duas receitas de brigadeiro de maracujá anteriormente.....rs rs


Ai que medooo!!!!!


A melhor parte desse trabalho, foi vencer medos, inseguranças e administrar uma vontade enorme de ralizar aquilo que estava em mente....era como eu visualizasse desde o início o que eu queria, deveria materializar....toda aquela explosão e união de idéias...e com isso estou aprendendo que ...

"Criatividade é se permitir cometer erros. Arte é saber quais deles manter!!"

Agradecimentos...que não poderiam faltar....
meu maridinho...que foi tãoooo paciente comigo, diante dos meus momentos irritantemente artísticos....
agradecer também ao meu amigo Max que empulsionou meu raciocínio para este caminho...
e a professora Dani Spada, que apesar de ter tido muita raiva dela no momento da execução e limpeza da louça....rs rs me fez compreeender que quando nos esforçamos para fazer o melhor...todo o resto sai naturalmente....
ah!!! Tenho um agradecimento especial.....todos os meus amigos e parentes que além de ter que abdicar da minha ausência por um tempo dedicado ao Sweet time....eu alugava eles tentando explicar essa história de Coral Sol e Doce...e ainda achava que todo mundo tinha que compreender da mesma forma que eu....rs rs
Enfim....obrigada Deus por tudo...mais principalmente por me permitir criar....amooo!!!!
Ah!! Eu sei faltou uma fotinha minha com o doce né??!!! I´m sorry....sni snif....
E também faltou dizer o mais importante......fiquei com 10!!!!!!!!!!!
Até o próximo...galera!!!


















Um comentário: